sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Perfil: Kalanchoe

Esta delicada florzinha originária de Madagascar é conhecida popularmente pelos nomes: calanchoê, flor-da-fortuna, calancho, kalanchoê, calandiva ou kalandiva. Pertence a família Crassulaceae e possui o nome científico Kalanchoe blossfeldiana.

São plantas herbáceas, suculentas, perenes, eretas, com 20 a 30 cm de altura. As folhas apresentam margens rendadas, ovaladas e carnosas. As inflorescências são terminais, ramificadas, com numerosas flores, que ocorrem em meses com fotoperíodo curto. Apresenta cores diferentes e grande durabilidade.

Assim como outras crassuláceas, algumas espécies de calanchoês contêm compostos químicos que podem causar ataques cardíacos, especialmente nos animais ruminantes. Também são usados em medicina tradicional para tratar infecções, inflamações e reumatismo, pois possuem propriedades imunossupressoras. 

A kalandiva é um mutante do calanchoê, que foi identificada ao acaso por um produtor dessas flores. Essa variedade diferencia-se do calanchoê por apresentar flores maiores e dobradas. Sobre o significado das canchoês, se diz que elas estão relacionadas à fortuna e à felicidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário