Originária dos Estados Unidos sua etimologia traz as expressões Lise e Anthos que querem dizer destruição e flor, respectivamente. Esta associação provavelmente se deve a alguns princípios venenosos existentes em outras espécies da mesma família, mas não presentes nesta espécie.
Ela é uma planta herbácea bienal, de caule ereto, pouco ramificada, que alcança de 30 a 60 cm de altura. Suas flores são em forma de sino, simples ou dobradas e de diversas cores simples ou mistas, que ocorrem na primavera-verão. A folhagem também é ereta, pouco ramificada e as folhas são oval-lanceoladas de coloração verde acinzentada.
O Lisianthus pode apresentar três cores básicas: azul, rosa e branca. No entanto, é curioso observar as diferenças de preferência entre os mercados consumidores: o europeu prefere o azul-escuro, enquanto o japonês e o brasileiro preferem o branco com bordas azuis. Quanto ao formato das flores: o mercado europeu e o japonês preferem as flores simples, já o americano e o brasileiro, as flores dobradas.
Comercializada como flor de vaso ou de corte, ela pode ser cultivada no jardim, em maciços ou em bordaduras visto que em qualquer situação suas flores indicam sofisticação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário