sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Perfil: Calceolária


Calceolária é o nome popular de um grupo de híbridos, originários do cruzamento entre três diferentes espécies da mesma família, todas originárias do Chile. É uma florífera perene, também conhecida como sapatinho-de-vênus, tamanquinho ou chinelinho-de-madame em função do formato de suas flores.



As inflorescências são retas e ramificadas, compostas por numerosas flores amarelas, vermelhas ou alaranjadas, além de misturas destas cores e pontilhados marrons. A flor é muito singular, com a pétala inferior inflada, semelhante a uma pequena bolsa.

Apresenta caule ramificado, de textura herbácea e pequeno porte, alcançando cerca de 30 cm de altura. Suas folhas são verdes, ovaladas, pubescentes, bastante rugosas, com nervuras bem marcadas e bordos denteados.

A floração estende-se pelo inverno e primavera. Sua utilização atual encontra-se concentrada na decoração de interiores, em vasos e floreiras durante o período de floração.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lírios!

Os Lírios são flores belíssimas que encantam especialmente por sua grandeza e por seu perfume. Considerados como fortes candidatos a rainha das flores, os lírios são muito utilizados na ornamentação de diversos ambientes, inclusive de casamentos. Na Grécia Antiga as noivas utilizavam lírios brancos para adornar seus cabelos e vestido, já na China, sonhar com Lírios significava casamento próximo.

Se você ganhou um lírio em vaso ou tem interesse em comprar um para valorizar seu jardim ou sua casa, vão aí algumas dicas preciosas para cultivá-lo por mais tempo:

-Colocar o vaso em local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia;

-Não deixar a terra secar completamente, molhando sempre que necessário, até que a água saia pelos furos de drenagem do vaso (evitando que fique acumulada no pratinho);

-Depois que as flores do vaso secarem continue regando-as por mais três meses, após esse tempo pare de regar e espere que os galhos sequem completamente;

-Retire os bulbos da terra e embrulhe em sacos plásticos, colocando-os na parte menos fria da geladeira por aproximadamente 4 meses;

-Passados os 4 meses de geladeira plante os bulbos novamente e deixe o vaso em local fresco e arejado.

Se tudo der certo, dentro de poucas semanas você verá os brotos nascerem novamente!


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Papel de parede #6

A Zantedeschia popularmente conhecida como Callas é uma flor muito linda e requintada.
Parecida com o copo de leite ela é muito utilizada em arranjos e vasos ornamentais.

Esta semana ela poderá ornamentar seu computador com todo seu glamour!
Difícil vai ser escolher a mais bonita!

 



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Perfil: Cravo



A bela flor que nasce do craveiro é popularmente conhecida como Cravo. Cientificamente chamado de Dianthus caryophyllus, seu nome vêm do grego que quer dizer “flores de Zeus”. Pertencente à família Caryophyllaceae, nome antigo da árvore do cravinho, as flores possuem aroma semelhante ao desta árvore aromática.

De origem européia, o cravo é uma flor herbácea perene que alcança até um metro de altura. Entre suas principais características estão: a forma peculiar de suas grandes flores, simples (em seu modo silvestre) ou dobradas (nas variedades cultivadas), seu caule reto com várias ramificações e com tonalidade verde-azulada e a variedade de cores de suas pétalas que passam por tonalidades do branco ao vermelho. 

Considerados como flores divinas pelos antigos gregos, os cravos eram também muito retratados na época do renascimento por ser símbolo de fidelidade. Na literatura de romances esta flor tem um significado especial representando o homem, enquanto a mulher é representada pela rosa.

Na culinária da civilização romana, as flores do cravo eram utilizadas para proporcionar um gosto especial ao vinho, e na área de cosméticos o óleo essencial do cravo é ingrediente especial em perfumes muito famosos. Além disso, a flor também serve como “veneno” para a maioria das espécies de formigas domésticas que são altamente repulsivas ao aroma do cravo, sendo este um bom agente para combater a invasão destes insetos.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ciclames!

O Ciclame é uma flor que chama muita atenção por seu formato diferenciado.

Também conhecida como ciclame da pérsia ou violeta dos alpes, ela apresenta pétalas que se distribuem nas pontas de suas hastes e lembram as asas acetinadas de uma borboleta.



Quando fechadas em botão as flores em conjunto com as hastes formam o desenho característico de uma cisne - pescoço longo e bico voltado para baixo. Sua folhagem em tons de verde intenso com efeito marmorizado e formato de coração, também é muito bonita, o que valoriza a planta mesmo depois que suas flores caem.


Recebendo os cuidados adequados o ciclame pode durar muito tempo:
- Coloque o vaso do ciclame em um local ventilado, porém sem ventos fortes;
- Cuide para que a flor receba iluminação solar matutina sem excesso;
- Mantenha o solo razoavelmente úmido cuidando para que as flores não fiquem diretamente na água;
- Quando as flores murcharem e caírem, retire as hastes puxando-as para cima, pois se vierem a apodrecer no vaso podem prejudicar a folhagem e impedir a nova floração;
- Plante a flor em um vaso maior sempre que necessário;

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Papel de parede #5

Esta semana começou o horário de verão!

Isto quer dizer que o Sol será nosso companheiro por mais tempo a partir de agora.
Para animar você, os papéis de parede desta semana, são de imagens que expressam vida e calor.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Perfil: Rosa

Considerada uma das flores mais populares no mundo, a rosa é cultivada desde a antiguidade. Conforme relatos, a primeira delas nasceu em um jardim asiático há mais de 5000 anos atrás. Porém, em sua forma selvagem ela pode ser considerada ainda mais antiga, com fósseis que datam de 35 milhões de anos.

Cientificamente as rosas pertencem à família Rosaceae, com mais de 100 espécies e milhares de variedades encontradas em forma de arbustos ou trepadeiras. Originalmente suas flores são solitárias e contam com cinco pétalas e folhas simples partidas em cinco ou sete lóbulos de bordos denteados.





Atualmente, contudo, as rosas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. Estas modificações se devem aos diferentes cruzamentos realizados ao longo dos anos.

Hoje as características mais conhecidas da rosa são: muitas pétalas, forte aroma e cores variadas. 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Não esqueça!

Amanhã é  Dia do Professor (15 de outubro) e nossa loja está super colorida com belas sugestões para você presentear este profissional tão especial  e importante.
Para inspirar você a homenageá-lo, seguem duas sugestões de cartões com a imagem de lindas flores do campo:

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Begônias!

As begônias são lindas flores que devido ao seu formato diferenciado, cheio de pétalas, chama a atenção de qualquer um. Podem ser encontradas em diversas cores, como: branca, rosa, amarela, salmão, vermelha e outras cores intermediárias que são super  vivas e atraentes.
Muito procuradas, as begônias podem ser utilizadas em interiores e no paisagismo (terraço ou jardim) necessitando, contudo, de cuidados especiais por serem plantas tropicais muito delicadas e com aspecto suculento.

Seguem então, algumas recomendações para cultivá-las:
- Manter a planta em ambientes quentes com temperatura entre 20°C e 30°C e boa luminosidade.
- Nunca expor a flor ao sol direto e ao vento, seu local preferido é à meia-sombra;
- Regar a terra a cada quatro dias para que se mantenha sempre úmida, cuidando para não utilizar água muito fria, não molhar as folhas e as flores, e não deixar o excesso de água no pratinho;
- Retirar semanalmente folhas e galhos secos e uma vez por ano, na primavera, fazer uma poda drástica para incentivar a brotação de novos ramos.
- Cortar as flores murchas sempre acima de uma folha e na diagonal.
- Transferir a planta para um vaso maior sempre que ela crescer muito ou dividi-la em vários vasos, pois nos pequenos suas raízes vão se entrelaçando bloqueando a passagem de água e nutrientes.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Papel de parede #4

“Adoro flores”. Assim Daiane Heuert Schindler, arquiteta e urbanista de Panambi, assinou o e-mail que nos enviou há alguns dias. Ela escreveu para compartilhar a foto que tirou em 2008, enquanto acompanhava o pai a um teste de som na IECLB Centro, antes de um casamento.

O close no arranjo de rosas brancas virou uma linda fotografia, que agora pode ser seu papel de parede também.
Agradecimentos especiais à Daiane.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Perfil: Prímulas

Quando lhe pedem pra desenhar uma flor, que traços você rabisca pra fazer a composição? Imagine por um instante.

Praticamente todas as pessoas fazem um pequeno circulo e o rodeiam com cinco pequenas pétalas. É justamente esse o formato de uma das flores mais delicadas e mais características da primavera em nossa região: a prímula.

O nome vem do latim primus e sua tradução direta é primeira, já que a prímula é uma das primeiras flores a desabrochar depois do inverno. Sua origem é atribuida à Etiópia e Indonésia, se adaptando melhor aos ambientes temeperados de ambos os hemisférios.

Normalmente encontrada nas cores branca, púrpura, salmão, lilás e rosa, ela tem nomes populares curiosos: alguns lugares do Brasil a chamam de flor pão de queijo e na Inglaterra ela é apelidada de flor manteiga pela cor mais comum de suas pétalas – branco amarelado.

A variedade mais comum tem cachos de flores suspensos por longas astes e folhagem vistosa. É adequada para ambientes internos por se tratar de uma especie que prefere luz filtrada e ambientes frescos.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Violetas!

A violeta é uma pequena e delicada flor que merece cuidados especiais. Por adaptar-se bem a lugares internos muitos a elegem como flor ornamental.

Como planta herbácea de raízes pequenas, ela não necessita de um vaso muito grande, mas é importante que tenha a boca mais larga para dar apoio à suas folhas.

O melhor local é aquele bem arejado e com boa luminosidade. Evite a incidência direta dos raios solares:  com pouca luz elas não florescem e com muita luz suas folhas podem ficar queimadas nas bordas.

A luz solar filtrada pelo vidro de uma janela, por exemplo, e temperaturas amena formam o ambiente ideal para a planta. Se colocar o vaso no parapeito da janela, uma boa dica para garantir o crescimento simétrico da violeta é virar o vaso semanalmente, obedecendo sempre o mesmo sentido.

Tome cuidado para não molhar a copa e as folhas da violeta para que a humidade não as apodreça. O melhor é colocar água no pratinho, tomando cuidado para não exagerar na dose e afogá-las, já que elas respiram pelas raízes. No verão, molhe duas vezes por semana e no inverno, uma vez só. A cada mês, faça uma rega por cima, deixando que a água leve embora os sais minerais que concentram sobre o solo, prejudicando-o. Importante: ferva a água ou deixe descansando um dia para que o cloro, tão perverso às violetas, evapore.

Existem dois generos principais de violetas: as comuns e as híbridas. As primeiras florescem apenas uma vez por ano, enquanto as segundas têm até três florações anuais.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Papel de parede #3

Uma das principais flores que marca o final do inverno e a chegada da primavera são as azaléias. Nesta época é comum vê-las florescerem em lugares como jardins e cercas-vivas, tornando-se conhecidas de muita gente.

Cada pé de azaléia pode conter cerca de 500 flores o que evidencia sua beleza e fertilidade. Por isso são elas as escolhidas para comporem o seu papel de parede nesta semana. São duas opções para você escolher a que mais lhe agrada.


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Flores à lapis de cor

Flores: inspirações de obras que refletem o estado de espírito e a personalidade de quem as aprecia.
Exemplo disso são as obras da artista plástica ijuiense Rosana Berwanger Silva. Suas releituras (técnica lápis de cor) mostram flores da casa da praia que a família tem em Torres/RS. Os desenhos são resultado da inspiração do período de férias.

Orquídeas Ciybidium

Estrelícia

Rosa Amarela


Para mais informações, você pode conversar pessoalmente com a artista através do endereço rosanaberwanger@hotmail.com.