sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bonsai!

A arte do cultivo do Bonsai é praticada na China e no Japão há muitos séculos e ocupa uma posição especial na cultura desses países, não apenas como escultura viva, mas também como objeto de meditação e aprimoramento interior.
A tradução da palavra bonsai significa árvore na bandeja, portanto, trata-se de uma planta adulta, que por meio de sucessivas podas nas raízes e na copa, permanece pequena, a ponto de viver num vaso.
A manutenção do bonsai não difere muito do trato dado as plantas que vivem em vasos comuns. O local para a colocação dos vasos depende das necessidades de sol e umidade para o tipo de bonsai que você adquiriu.
O lugar ideal seria uma varanda ou uma janela onde seu bonsai pegue sol pela manhã, escritórios, ambientes com ar condicionado costumam ser fatais, dentro de casa, não coloque sobre eletrodomésticos.
A tendência que os brotos e folhas têm de buscar a luz do sol poderá provocar desequilíbrio na forma da copa do bonsai. Evite-o, girando o vaso a cada dois ou três meses, sem mudá-los de lugar pois as plantas não gostam de ficar de um lado para outro.
A rega é fundamental para a saúde do bonsai. É a observação e atenção, que vão determinar o intervalo entre as regras. De maneira geral, o horário ideal para regar suas plantas é pela manhã bem cedinho ou na final do dia, com água em quantidades suficiente para vazar pelo orifício de drenagem do vaso, se colocar prato ou bandeja, nunca deixe água acumular no fundo do vaso, isto apodrece as raízes e é fatal para o bonsai.

Mantenha a forma inicaial de seu bonsai, removendo os ramos e brotos que crescerão muito, de maneira geral, sempre que o ramo atingir dez pares de folhas reduza a dois ou quatro pares conforme o desenho desejado. A poda da copa é muito importante para a saúde do bonsai, é necessário criar espaços negativos por entre os ramos e galhos para que o sol penetre dentro da árvore. Algumas plantas perdem sua folhagem no outono, não se desespere, é a hora para trabalhá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário