O Amarílis (Hippeastrum hybridum.), também conhecido como açucena ou flor-da-imperatriz, é uma planta herbácea que se reproduz por meio da divisão de bulbos. Pertencente à família das Amarilidáceas, tem seu nome derivado do latim que significa frescura, brilho e planta de grandes e belas flores. Originária do Peru, sua folhagem também é bastante ornamental, podendo chegar até 40 cm de altura.
Na mitologia grega, essa espécie representa altivez, elegância e graça, e está relacionada ao deus olímpico Apolo, famoso por seu orgulho. No Brasil, as açucenas são flores muito apreciadas como presente para o Dia das Mães e como flores de enfeite para o período de Natal. Presentear com essas flores pode também, representar a angústia causada pela distância da pessoa amada, a saudade. Está relacionada, ainda, à Santíssima Trindade sendo, para isso, apresentada em um vaso com três flores.
Devido ao melhoramento genético, existem variedades com flores cônicas, grandes, de coloração branca, rosa, laranja, salmão ou vermelha. Existem flores multicolores, rajadas ou manchadas. Há também as variedades anãs, que apresentam flores pequenas ou dobradas.
Para o cultivo recomendam-se solos leves, arenosos, bem drenado e rico em matéria orgânica. A irrigação deve ser feita de forma moderada até o aparecimento da haste e das folhas. Recomenda-se aumentar a rega durante o período de floração e suspender quando as folhas murcharem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário